Conheça a história do Sindilojas-BH
Fundado na década de 30, as ações do Sindicato dos Lojistas de Belo Horizonte sempre estiveram ligadas ao crescimento econômico, as mudanças sociais e a consolidação da capital mineira como metrópole.
Naquela época a cidade começa a fortalecer sua economia baseada no comércio, como centro abastecedor de outras localidades e na prestação de serviços. Isto propiciou o cenário para que, em 20 de maio de 1938, um grupo pioneiro de empresários do comércio ligados à Associação Comercial de Minas fundasse Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte.
A entidade nasceu tendo como principal premissa o fortalecimento e a defesa dos interesses do comércio da capital mineira de forma legítima e transparente.
No princípio, entidade focava suas ações nas negociações e na conciliação de interesses do comerciante e de seus empregados e, principalmente, na assinatura do Acordo Coletivo. Discutia ainda algumas questões tributárias e ajuizava mandados de segurança, a fim de proteger a atividade comercial.
Com o passar do tempo, o crescimento da atividade comercial e econômica da cidade, o aumento da população, as mudanças tecnológicas e as transformações globais, o foco das ações precisou ser ampliado. Assim, além da representação legal dos comerciantes, a entidade passou a atuar também no diálogo com os governos federal, estadual e municipal, a oferecer cursos de atualização e treinamento aos lojistas e seus funcionários e na prestação de assessorias jurídica e econômica a seus representados.